O Fim da Liderança Tóxica nas Organizações


Depois de lançar em 2021 o meu sétimo livro em português, intitulado Sensemaking: Liderança por Propósito – Comunicação Estratégica para um Mundo de Complexidade Exponencial, também está disponível em edições em inglês e espanhol, trago agora, com lançamento em agosto, o meu livro de 2022, feito em parceira com Rosângela Angonese, que se intitula O Fim da Liderança Tóxica nas Organizações.

Este livro foi desenvolvido a partir de diálogo com Rosângela Angonese, executiva e especialista em liderança e comportamento organizacional, e com base na minha vivência como consultor de estratégia, comunicação e marketing social. Ao longo de vários meses da pandemia COVID-19, Rosângela e eu desenvolvemos uma conversa online, ela em Curitiba e eu em Berlim.

Nosso foco de discussão teve como objetivo aprofundar e  desvelar as bases e os efeitos do comportamento daquilo que chamamos liderança, e que se traduz em uma mentalidade exacerbadamente masculina, que foi consagrada na matriz do patriarcalismo e que em termos de gestão se fundamenta no “comando-e-controle”.

Nessa quadra do século 21, diante de uma sucesssão de desafios cada vez mais complexos e globais, como Questão Climática; as ameaças de Descontrole Biológico, o fantasma da destruição planetária pela Guerra Nuclear, tensões geopolíticas que desemboquem em uma Terceira Guerra Mundial; o Crescimento Exponencial da Desigualdade Social, etc. temos um quadro que aponta na direção de rupturas dramáticas, as quais podem potencializar cenários nos quais está claramente em questão a própria uma perspectiva de final da espécie humana e destruição em escala planetária.

Rosângela e eu antevemos que o que deverá vir por aí, se considerarmos de forma otimista que há possibilidade de encarar com sucesso as complexidades exponenciais que a humanidade se depara, estaremos vivendo não o fim dos tempos, mas um recomeço da história da humanidade.

Nós, autores, apostamos que a liderança superará o modelo expresso na mentalidade comando-e-controle e passará a um papel fundamentalmente motivador e inspirador de times.

Líderes serão especialmente capazes na tarefa de facilitar a comunicação estratégica, a co-criação de soluções inovadoras bem como na implementação colaborativa das mesmas.

Nós, os autores, esperamos estar contribuindo nas empresas e nas organizações para discussões sobre as ideias que apontem na formação de uma nova mentalidade de liderança. A gente se vê na estrada!

Este livro, como todos os meus demais estão disponíveis em qualquer hub da Amazon, mas se você quiser encomendar diretamente no Brasil pode fazê-lo diretamente para a Editora NEO21 através site de e-commerce da editora clicando aqui ou entrando em contato via Whatsapp pelos números +55(11)98196-2273 e (11) 99836-5260.